Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Missão, Visão de Futuro e Valores
Início do conteúdo da página

Missão, Visão de Futuro e Valores

Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2017, 18h49 | Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 19h31 | Acessos: 1423

MISSÃO SÍNTESE DO 1º RCC

Atuar isoladamente ou como elemento de manobra da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, a qualquer momento, em Operações de Amplo Espectro.

VISÃO DE FUTURO DO 1º RCC

Ser um Organização Militar reconhecida no âmbito nacional pelo alto nível de desempenho operacional, pela coesão, adestramento e prontidão de seus quadros.

VALORES DO 1º RCC

1) HIERARQUIA: é o grande pilar e sustentáculo da Instituição. É o exercício primeiro da disciplina do mais moderno para com o mais antigo, reconhecendo-lhe o direito de precedência e obediência em todas as situações, notadamente, nas ligações funcionais de trabalho. É a exteriorização do respeito e consideração às graduações ou postos na pessoa do militar que a possui. As ligações pessoais e os vínculos de amizade são sempre incentivados. Devem, apenas em ambiente de trabalho, ser contidas e restritas, observando-se, antes de tudo, as relações de trabalhos existentes e o cuidado de uma promiscuidade entre pessoas e círculos.

2) DISCIPLINA: é seguir individualmente e conscientemente as normas e ordens recebidas. É seguir à risca os preceitos regulamentares previstos. Mesmo sem ter a opinião absolutamente alinhada, é observar e cumprir o que a autoridade militar e/ou funcional determinou, demonstrando sua disciplina intelectual. Deve-se ter a grandeza da servidão, escolhendo, se for o caso, o momento oportuno e a maneira correta de argumentar.

3) JUSTIÇA: é ter sempre em mente a necessidade de dar tratamento condigno a cada um, preservando os seus direitos, seja superior, par e, principalmente, subordinado. É buscar o equilíbrio razoável e imparcial entre os interesses, oportunidades, garantias e direitos. É, também, compreender que todos nós somos seres humanos, aprisionados em nossas grandezas e servidões.

4) EXEMPLO: é seguir em uma linha de comportamento individual e em equipe, positivamente, que sugira e induza sempre a ser imitado. É procurar seguir sempre as normas regulamentares e sociais previstas, variando do autoestímulo até a exteriorização de boas condutas. Lembro que o militar, seja uniformizado, seja em trajes civis, será sempre foco, alvo, referência de conduta. Qualquer desvio é potencializado, comprometendo a individualidade e a coletividade de cada um e do grupo respectivamente.

5) PATRIOTISMO: Deverá ser externado, em todas as oportunidades, o amor ao Brasil, nossa Pátria-mãe. Nossa esperança e confiança em dias melhores e, sobretudo, nossa disposição de sempre cooperar para o desenvolvimento, progresso e paz social do nosso País e povo. Os símbolos nacionais devem ser sempre reconhecidos, citados e reverenciados quando possível.

6) CIVISMO: representa a exteriorização por meio de nosso pensamento, palavras e principalmente conduta, do respeito e consideração às grandes causas nacionais, seus símbolos, seus heróis, civis e militares, seu povo – nossos irmãos – suas datas, etc.

7) FÉ NA MISSÃO DO EXÉRCITO: é a crença maior na Instituição a que pertence. É a confiança e convicção de que o Exército Brasileiro representou, representa e representará sempre na construção do País e da nação brasileira um papel fundamental e de reconhecida importância.

8) AMOR À PROFISSÃO: é a atuação e devoção aos afazeres da atividade profissional e da vida militar. Varia da honestidade de propósito da condução individual até a sincera exteriorização da vibração e orgulho de ser militar. É a busca pelo autoaperfeiçoamento e aprimoramento técnico-profissional. É conhecer a fundo suas tarefas e bem executá-las.

9) ESPÍRITO DE CORPO: caracteriza-se pela união e laços de amizade entre os membros componentes da fração em qualquer nível. É o “estar juntos” (sempre). É trabalhar, suar, vibrar, torcer juntos, é também o chorar e sorrir juntos. É sentir-se parte do todo. Não existe mais ou menos importante. Todos, do Cmt Rgt ao Soldado mais moderno, são componentes da equipe do 1º RCC.

10) PROFISSIONALISMO E APRIMORAMENTO TÉCNICO-PROFISSIONAL: é a busca pelo constante aprimoramento no exercício funcional e no bom cumprimento de suas missões. É ter a ansiedade e o interesse pelos assuntos de sua função e daqueles assuntos relativos a seu trabalho em geral. É ser um perito naquilo que faz. É agir com profissionalismo em todas as situações, dentro da sua esfera de atribuições.

11) CORAGEM: é a demonstração maior da superação ante as dificuldades sabendo enfrentar os óbices com confiança e determinação e reconhecendo em si a capacidade de vencer o que está à sua frente. É acreditar nas suas forças e na sua capacidade de agir.

12) CAMARADAGEM: é o trabalho em equipe, sempre auxiliando e cooperando para que o companheiro possa bem desempenhar suas tarefas em prol de um objetivo comum. É a constante busca pela sã camaradagem e pela amizade, proporcionando um bom ambiente de trabalho e o espírito de corpo.

13) LEGALIDADE: é o respeito às Leis, Normas, Regulamentos, Diretrizes e Ordens emanadas pelo Escalão Superior. É agir de forma impessoal, com cuidado e zelo da coisa pública, de forma eficiente e proba.

14) LEALDADE: é trabalhar em conformidade com os preceitos que regem a honra, o dever, a dignidade e a integridade moral.

15) DEDICAÇÃO: é trabalhar com responsabilidade, abnegação e altruísmo, manifestando o amor e o apreço à profissão militar. É evidenciada no estado de prontidão, preparo e adestramento, emprego, instrução e no preparo intelectual e físico para o cumprimento das missões.

16) RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS E À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: é o respeito a todos direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para dignidade humana. É a garantia de todos os direitos relacionados a uma vida digna. Não deve haver nenhum tipo de discriminação nem de abuso de autoridade. São terminantemente proibidos os maus tratos, qualquer tipo de trote, assim como qualquer forma de tratamento humilhante.

Fim do conteúdo da página